*/ ?>

Uncategorized

Como resistir à tentação das comidas nada saudáveis

hamburger_gdg2017

Eu considero a “junk food”, a comida lixo, a jaca, ou como queira chamar, uma bomba silenciosa muito mais perigosa que o chocolate gordurento e baratinho do supermercado.

 

Você sabia que existe uma ciência por trás do seu desejo incontrolável por comidas assim? O açúcar, a gordura e o sal fazem seu corpo sempre pedir por um pouco mais.  Nem sempre a culpa é sua por cair em tentação. Mas como conseguir controlar esses desejos urgentes por esses alimentos nada saudáveis?

 

Vamos começar organizando nossa forma de encarar o assunto: pensar “eu não vou comer” funciona melhor do que pensar “eu não posso comer”.  Suas palavras ajudam a criar seu senso controle. Além disso, as palavras que você usa criam um loop de feedback em seu cérebro que afeta seus comportamentos futuros.

 

Por exemplo, toda vez que você diz a si mesmo “não posso comer”, cria-se um loop remete às suas limitações. Estas palavras indicam que esteja se forçando a fazer algo que não deseja. Por outro lado, quando fala “eu não vou comer”, gera autocontrole e poder sobre a situação. É uma frase que pode te ajudar a acabar com seus maus hábitos.

 

Outra grande razão pela qual muitas pessoas não conseguem mudar a qualidade da sua alimentação é porque as alternativas disponíveis parecem muito “difíceis”. Trabalhe para encontrar opções viáveis e substituições inteligentes para tornar essa mudança mais fácil. Tente sempre ter à mão legumes picados para comer nos momentos de fome fora de hora. Não deixe que ela te pegue desprevenido e te leve ao mercado para comprar um salgadinho.  Porções diárias de frutas e nuts na mochila, ou no carro, também ajudam a controlá-la. Em casa, evite comprar tudo que possa se tornar uma tentação. No trabalho, sempre tenha algo preparado e rápido.

 

Mesmo pensando lá na frente e organizando sua vida, o desejo pela junk food irá bater. E tudo bem! Você pode atacar um hambúrguer, uma coxinha, um bolo ou, no meu caso, uma pizza de borda grossa da Dominos Pizza para alimentar sua alma de vez em quando. E não há uma substituição saudável para isso.  Render-se a uma refeição dessas mata o seu desejo e te ajudará a manter o controle por mais tempo. Negá-la é pedir para que ele aumente cada vez mais e te faça refém. Além disso, se está em uma dieta super controlada, o chamado “dia do lixo” pode até fazer bem já que seu corpo terá que trabalhar de outra maneira para digerir tais comidas.

 

Seja qual for a sua maneira de lidar com os seus desejos, evite negá-los ou torná-los seus inimigos. Uma hora ou outra você acabará perdendo. Em vez disso, seja mais esperto e inclua uma escapada na sua dieta de forma que quando isso acontecer, não se sinta culpado e consiga manter-se no caminho de uma alimentação mais equilibrada.

1 Comment

  • Wesley disse:

    Ótima postagem!!! ????????????????????????

  • Leave a Reply